terça-feira, 25 de agosto de 2009

Informe: Nova Diretoria

Casas Associadas elegem nova diretoria durante a Feira da Música de Fortaleza e passam a integrar o conselho da Rede Música Brasil, organizado pela FUNARTE/MINC. Rede brasileira de casas de show e clubes que recebe quase 2 milhões de pessoas por ano.

Iniciativa que reúne atualmente 22 casas de show e clubes de pequeno e médio porte sediados em todas as regiões do Brasil, a Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes (Casas Associadas) realizaram assembléia geral de diretoria durante a 8ª Feira da Música de Fortaleza, no Ceará, no período entre 19 e 23 de agosto. Em reunião conduzida por Claudão Pilha, que encerra a primeira gestão com diversas realizações, a diretoria indicou Leo Feijó, do Grupo Matriz, como presidente. O Grupo Matriz é uma rede com 10 anos de existência e diversas casas no Rio de Janeiro, entre as quais Teatro Odisséia, Cinematheque e Casa da Matriz.

Como vice-presidente, assume Anderson Foca, do Centro Cultural do Sol (Natal/RN), que já integrava o conselho anterior. A nova diretoria assume em setembro de 2009. Integram o conselho administrativo Alexandre Youssef (Studio SP), Claudão Pilha (A Obra/BH), Rafael Bandeira (Hey Ho/CE), Talles Lopes (Espaço Goma/MG), Atílio Alencar (Macondo Lugar, Santa Maria/RS), Robson Timoteo (Cidadão do Mundo – São Caetano do Sul/SP). Veja a lista completa das casas associadas ao lado.

Rede Música Brasil
No encontro organizado pela FUNARTE/MINC com representantes de diversas instituições da cadeia produtiva da música em Fortaleza, as Casas Associadas foram indicadas para integrar o conselho da REDE MÚSICA BRASIL, fórum de pesquisa e incentivo deste segmento no país.

Quem somos?


Casas Associadas: um circuito nacional onde a música autoral brasileira tem vez.
A Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes (Casas Associadas) reúne casas de show independentes em todo o país. Articulada no Goiânia Noise de 2007 e fundada em março de 2008, em Belo Horizonte, a Casas Associadas tem como objetivo conectar os espaços que abrem oportunidades a bandas autorais, DJs e novos produtores. A partir da sua criação, iniciou-se a criação de um circuito nacional composto de vários circuitos regionais, com um calendário anual de eventos, promovendo a circulação de bandas nacionais e internacionais com turnês conjuntas. Com público significativo de quase 2 milhões de pessoas por ano, as Casas Associadas pretendem conseguir apoio de órgãos públicos e da iniciativa privada para o fortalecimento deste circuito, um dos segmentos mais importantes na cadeia produtiva da música. Afinal, os palcos das casas de pequeno e médio porte são o grande laboratório da nova música no Brasil.

Ações realizadas
A partir de 2008 as Casas já desenvolveram algumas realizações interessantes, com participação em palestras em festivais como Goiânia Noise, Calango, Bananada, Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe e outros. Em janeiro de 2009 realizou conjuntamente um debate “Minha casa é sua casa” para discutir, nas praças das casas participantes, aspectos da cultura independente na cena local como formação de público, espaços para apresentações de bandas autorais, comunicação etc. O plano de mídia para o segundo semestre de 2009 prevê a reformulação do site da associação (atualmente em manutenção), com informações sobre as casas de shows, suas programações e informações para jovens empreendedores que queiram abrir negócios neste segmento. Serão enviadas newsletters periódicas a utilizadas as ferramentas das redes sociais para divulgar o trabalho da associação. O objetivo é fortalecer a marca e ganhar novos associados, com uma meta inicial de 40 casas para 2009.

As Casas Associadas mantêm relações estreitas com o Circuito Fora do Eixo (www.foradoeixo.org.br), uma rede de coletivos com 40 filiados no país inteiro, responsável pelo festival Grito Rock (um dos maiores festivais integrados do mundo, acontece em 50 cidades da América do Sul) e pelo festival Fora do Eixo.